Java & Raspberry Pi - Parte 4

Publicado em 06/01/2015

No último artigo desta série, vamos instalar o BlueJ no nosso pequeno Raspberry Pi e testar a instalação, para ter certeza de que tudo está funcionando direitinho.

Abra o seu navegador, acesse bluej.org e faça o download da última versão disponível do BlueJ Installer para a plataforma Raspian Linux. Na data em que estou escrevendo este artigo, o arquivo correspondente chama-se bluej-314a.deb, com 6,5 MB, contendo a versão liberada em 26/9/2014. Observe que existem outras versões, tanto para distribuições Debian/Ubuntu do Linux, Windows e Mac OS X, sendo que esses dois últimos incluem também o JDK da Oracle.

Instalação

Splash Screen

Splash Screen do BlueJ

A instalação é bem simples. Abra um terminal na pasta onde foi baixado o arquivo do BlueJ Installer e digite o comando:

$ sudo dpkg -i bluej-314a.deb

Inicie então o BlueJ, selecionando o programa no grupo "Desenvolvimento" do Menu "Iniciar". Alternativamente, num terminal, digite o comando: bluej.

Será exibida a bela Splash Screen do BlueJ, exibida acima. Demora um pouquinho, mas logo você verá a janela principal do BlueJ, mostrada a seguir:

Tela inicial BlueJ

Utilização

Vamos começar abrindo um dos arquivos de exemplo que foram instalados em /usr/share/doc/BlueJ. Siga os passos a seguir:

Selecione o menu: Projeto → Abrir Projeto…​ (ou o atalho: Ctrl+O)

Na janela seguinte, vamos abrir o projeto "hello", conforme a figura abaixo:

Projeto Hello

Uma vez aberto o Projeto "hello", todas as áreas da janela ficam ativas e, no centro, são exibidas duas figuras. A primeira, uma página de caderno, representa um arquivo texto incluído no projeto (README.TXT). Para abrí-lo, clique com o botão direito do mouse sobre a figura e selecione Abrir. A imagem a seguir mostra este arquivo no editor do BlueJ:

ReadMe do Hello

Quem já está acostumado com programação orientada a objetos já reconheceu na outra figura um diagrama UML da classe Hello. Clique com o botão direito do mouse sobre ele para abrir o menu de contexto, conforme figura abaixo:

Menu do Hello

Por ora, vamos editar o código-fonte da classe. Para isso, selecione Abrir Editor. Altere a String no método System.out.println para "Olá mundão velho!". Observe que o botão inferior passa a exibir alterado. Clique o botão Compilar. Observe que o botão inferior mostra agora salvo, e aparece uma mensagem na caixa de texto ao lado dele, informando o resultado da compilação: Classe compilada - nenhum erro de sintaxe. Confira o resultado na imagem a seguir:

Hello editado

Para encerrar, vamos executar nosso pequeno programa. Abra novamente o menu de contexto da classe Hello e selecione agora o método void main(String[] args). Na janela seguinte, se existissem parâmetros, poderíamos inserí-los entre as chaves. Neste caso, basta clicar no botão Ok, para que nossa String de saudação seja exibida na janela de Terminal do BlueJ. Confira na sequência de imagens abaixo:

Execução do Hello

Terminal do Hello

Parabéns, você já instalou o BlueJ no seu Raspberry Pi e fez sua primeira exploração pela interface do programa. Como deve ter percebido, o BlueJ é uma ferramenta extraordinária para o aprendizado de linguagens de programação orientadas a objeto, como é o caso de Java. Mas a integração com o Raspberry Pi vai além, e permite experimentar diretamente com a GPIO (General Purpose Input/Output) do "bichinho". Abordaremos este assunto futuramente.

Para quem ficou entusiasmado e quer se aprofundar no estudo de OOP usando o BlueJ, indico o excelente livro de David J. Barnes & Michael Kölling, Objects First with Java ‒ A Practical Introduction using BlueJ. No site do livro, você poderá baixar um arquivo com mais projetos, no quadro "Resources".

Se ainda não está familiarizado com o BlueJ, vale a pena gastar algum tempo para descobrir o que ele pode fazer por você. Como se trata de um IDE Java padrão, podem ser desenvolvidos nele todos os programas em Java desenvolvidos em outros IDE, mas ele pode fazer muito mais. No BlueJ, você pode instanciar objetos individualmente, de forma interativa, e chamar métodos individuais. Isso facilita muito a realização de testes, brincadeiras e experimentação.

Essas características do BlueJ foram descritas em diversos números da Java Magazine, onde você poderá aprender mais. Os números de Julho/Agosto de 2012 (pags. 24-26) e de Setembro/Outubro de 2012 (pags. 29-33), incluem uma introdução ao BlueJ e as edições de Maio/Junho de 2014 (pags. 34-37) e Julho/Agosto de 2014 (pags. 30-33), discutem os aspectos de interatividade do BlueJ em mais detalhes.

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