Cantinho de Gaeta

Publicado em 21/08/2015

Herdei do meu velho pai essa ânsia de compartilhar meus pensamentos e minhas ideias. No tempo dele, a forma de fazer isso era nos jornais das cidades onde residiu, Cruzeiro e Lorena. Atualmente, tenho à minha disposição a Internet e o mundo é o limite!

Há algum tempo, venho publicando minhas crônicas no Facebook, onde os leitores são todos meus amigos e parentes e, portanto, os comentários são sempre generosamente favoráveis.

Mas ontem fui "cutucado" por um primo, que sugeriu estar na hora de libertar minha pena para um público maior, criando um blog de minhas crônicas e contos... e aqui está ele.

O título deste artigo, Cantinho de Gaeta, não tem uma inspiração narcisista no meu nome, embora muito me orgulhe dele, herdado do meu saudoso avô materno. A inspiração é a bela Gaeta, pequena e antiga cidade italiana na encantadora região do Lazio, que possui seu próprio Golfo no Mediterrâneo, com o mesmo nome, convenientemente situada a meio caminho entre Roma e Nápoles – apenas cerca de 45 minutos por trem expresso de cada uma.

A cidade é realmente muito antiga e seu nome é uma corruptela do Latim Caieta, que por sua vez teve origem no grego Καιέτα.

Para completar esta revisão de almanaque, observo que uma de suas fortificações abriga também uma importante prisão das forças armadas italianas, em pleno funcionamento, e onde já estiveram presos muitos oficiais das SS nazistas no pós-guerra.

Se a situação da nossa economia não piorar muito, e eu conseguir "descolar" alguns Euros, pretendo visitar a linda Gaeta em breve.

Compartilhe esta postagem